Blog 20.03.24

Venda de imóveis de médio e alto padrão cresce 16% em 2023

A venda de imóveis de médio e alto padrão cresceu 16,5% no volume de unidades […]

A venda de imóveis de médio e alto padrão cresceu 16,5% no volume de unidades comercializadas em 2023 no Brasil, segundo dados da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a Fipe. O mercado continua aquecido e as projeções para 2024 são animadoras.

O levantamento divulgado esta semana mostra ainda que houve alta de 18,8% no valor total de vendas de imóveis de médio e alto padrão no ano passado.

Apesar de uma redução de 8,6% no valor total lançado nesse segmento, há uma indicação clara de uma adequação gradual nos níveis de estoque de imóveis de médio e alto padrão. Atualmente, a duração da oferta está em 15 meses, contra os 24 meses registrados no início de 2023.

Na comparação com o mesmo período de 2022, os indicadores revelam um incremento de 22,2% no número de imóveis entregues entre janeiro e novembro de 2023. O resultado agregado no ano é impulsionado pela expressiva alta de 169,7% nas entregas de imóveis de médio e alto padrão no país.

A relação distrato sobre venda no segmento segue em baixo patamar (11%). Assim, reforça a eficácia do marco legal estabelecido em 2018. Como comparação, quando a Lei dos Distratos foi sancionada, essa relação era de aproximadamente 40%.

“A resiliência do setor em 2023, ano marcado por altas taxas para o financiamento habitacional, foi determinante para a boa performance do ramo imobiliário no ano passado. A continuidade do processo de redução da taxa Selic em 2024 contribuirá enormemente para o desenvolvimento de um dos setores mais importantes da economia, responsável pela geração de aproximadamente 11% dos empregos formais do país, 9% dos impostos gerados no Brasil e pela movimentação de 97 atividades econômicas”, afirma Luiz França, presidente da Abrainc.

Evolução anual do volume, valor e valor médio do segmento de médio e alto padrão

Alta geral de vendas de 29%

Falando do mercado imobiliário como um todo, de janeiro a novembro de 2023, houve crescimento de 29,2% nas vendas de novos imóveis em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados são de algumas das 20 maiores construtoras e incorporadoras do Brasil.

As vendas de imóveis residenciais novos por essas empresas aumentaram 32,6% em 2023 na comparação com 2022, totalizando 163,1 mil unidades. O resultado foi o maior da série histórica, iniciada em 2014. Em valores, as vendas tiveram crescimento de 34,7%, para R$ 47,9 bilhões.

O levantamento da Abrainc destaca ainda que o bom desempenho das vendas foi impulsionado tanto pelo segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) quanto pelo Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Imóveis de médio e alto padrão

Está à procura de imóveis de alto padrão? A Meu Metro Quadro é especializada neste tipo de imóvel nas cidades de Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre em contato com a gente para encontrar sua casa ou apartamento dos sonhos!

Escrito por

Avatar Patrícia Trevisan

Patrícia Trevisan


Creci 25066

Whatsapp Corretora Patrícia Trevisan4899660400

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies

Desenvolvido por wid.studio