Casa luxuosa na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com piscina e gramado
Blog 18.08.23

Queda da Selic: entenda por que este é o momento ideal para comprar imóveis

A taxa de juros brasileira, a Selic, foi reduzida no início de agosto para 13,25%, […]

A taxa de juros brasileira, a Selic, foi reduzida no início de agosto para 13,25%, após ficar mais de um ano em 13,75%. A queda da Selic em 0,50 p.p. pode até parecer pequena, mas faz diferença para quem quer comprar uma casa ou um apartamento. Isso porque os financiamentos são diretamente afetados por essa taxa e, com a redução, os valores para serem parcelados também caem. Mas será que este é o melhor momento para fazer seu financiamento?

Relação da taxa de juros com o financiamento imobiliário

A queda dos juros traz uma série de benefícios para aqueles que buscam adquirir o imóvel dos sonhos. Os contratos de financiamento de imóveis têm uma relação direta com a Taxa Selic, pois ela impacta o custo do crédito imobiliário e também o rendimento das aplicações financeiras.

Ou seja, quando a Taxa Selic está alta, o crédito imobiliário no Brasil fica mais caro. Já quando a Taxa Selic baixa, os bancos tendem a diminuir também o custo do financiamento. Mas importante notar que esse efeito pode levar algum tempo para ser sentido pela população.

Assim, se você quer comprar uma casa ou um apartamento, precisa entender como funciona e quais os impactos que a Taxa Selic terá diretamente nas parcelas que você pagará.

De forma resumida, a Taxa Selic é definida de acordo com vários parâmetros econômicos a cada três meses pelo Banco Central. Ela é o principal instrumento usado pelo BC para controlar a inflação, ao impactar o nível de todas as demais taxas praticadas no mercado. Na última reunião, no início de agosto, a queda de 0,50 p.p. marcou um movimento que não ocorria há três anos.

E o importante aqui é ressaltar não apenas o último corte da Selic, mas a expectativa prevista pelo mercado de que a taxa será reduzida ainda mais nos próximos meses. Segundo o Boletim Focus, que capta as projeções do mercado financeiro semanalmente, a Selic chegará a 11,75% até o fim de 2023. Ou seja, o cenário tende a melhorar cada vez mais.

Vantagens da queda da Selic para quem vai comprar casa ou apartamento

A queda da Selic tem gerado um cenário otimista e repleto de oportunidades para quem sonha em adquirir imóveis. Nos últimos tempos, os contratos de financiamentos ficaram mais retesados, com influência também da taxa alta dos juros. Mas agora os contratos de financiamento voltam a se mostrar aquecidos.

Agora que você já entendeu que a queda da Taxa Selic é melhor para quem opta por um financiamento imobiliário, vamos entender todas as vantagens concretas de comprar seu imóvel agora.

Maior poder de compra

A queda da Selic amplia o poder de compra dos interessados em imóveis. Com taxas de juros mais baixas, o valor total financiado pode ser mais elevado, permitindo que os compradores tenham acesso a propriedades mais espaçosas, bem localizadas e com acabamentos diferenciados. Isso abre portas para realizar um investimento mais alinhado com as preferências e necessidades de cada um.

Planejamento financeiro mais previsível

A estabilidade proporcionada pela queda da Selic também oferece um ambiente propício para um planejamento financeiro mais previsível. Com taxas de juros menos voláteis, os compradores podem calcular com maior segurança as despesas a longo prazo, facilitando a organização das finanças pessoais. Isso é particularmente importante quando se trata de imóveis de alto padrão, que envolvem investimentos substanciais.

Flexibilidade financeira

A queda dos juros também oferece maior flexibilidade financeira, permitindo que você escolha diferentes opções de pagamento e prazos que se adequem melhor às suas necessidades e objetivos. Assim, você garante um planejamento financeiro mais tranquilo e adaptado à sua realidade.

Redução do Custo Efetivo Total

Quando você faz um financiamento, uma das siglas que você precisa entender é o CET. O Custo Efetivo Total é o valor final que você pagará pelo seu financiamento ao longo de vários meses.

Com a queda dos juros, uma das vantagens mais evidentes é a redução do custo total do financiamento. Com taxas mais baixas, os compradores economizam ao longo do prazo do financiamento. Essa economia pode ser direcionada para outros investimentos ou até mesmo para aprimoramentos na própria propriedade. Assim, agrega ainda mais valor ao imóvel.

Encontre o imóvel dos seus sonhos após a queda da Selic

A queda da taxa Selic trouxe uma nova perspectiva ao mercado imobiliário para quem quer financiar seu imóvel. Os benefícios da redução dos juros ainda vão aparecer, mas são evidentes: taxas de financiamento mais atrativas, maior poder de compra, estímulo à economia, planejamento financeiro mais estável e redução do custo efetivo total do financiamento.

Se você busca adquirir um imóvel de alto padrão, este é um momento oportuno para explorar as vantagens que a queda da Selic oferece. Consulte profissionais do mercado imobiliário para encontrar a melhor solução para o seu perfil e objetivos, e realize o sonho de adquirir uma propriedade que reflita seu estilo e bom gosto!

Escrito por

Avatar Patrícia Trevisan

Patrícia Trevisan


Creci 25066

Whatsapp Corretora Patrícia Trevisan4899660400

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies

Desenvolvido por wid.studio